Sicronicidade
Conceito desenvolvido pelo médico Psiquiatra e psicoterapeuta Suiço, fundador da psicologia analitica, que tornou-se influente no conceito de análise das personalidades, introvertida e extrovertida, arquétipo, incosciente coletivo, complexo e sicronicidade.
Esse conceito se relaciona, não por relação causal e sim por relação de significado. Uma “coincidência significativa” igual ou semelhante a um principio. Mais ainda assim difere da coincidência pois não implica somente na aleatoriedade das circunstância, mas sim num padrão dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativas.
Um fato importante de se conhecer é que esse evento ocorre atemporalmente, inclusive em eventos energéticos, em ambos os casos são violados principios associados ao paradigma ciêntifico vigente.
Acredita-se que a sicronicidade é reveladora, e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocinio lógico, a esse tipo de compreensão Jung deu o nome de ” insight”
Carl Jung explicou
A vida de uma pessoa é característica dela mesma. Adivinhação e percepção psicológica caminham juntas com as figuras dos arcanos maiores, pois o que acontece no mundo externo está ligado ao mundo interno. O mistério de porque uma carta específica aparece em uma abertura de cartas como se fosse “por acaso” e, no entanto, impressionantemente relevante não somente a condição psicológica do consulente (a pessoa que coloca a pergunta), mas também para circunstância do momento, é inexplicável em termos de causas comuns.
Por esse motivo muitas pessoas têm medo das cartas, acreditando que estejam ligadas a magia ou ao sobrenatural, de alguma forma. No entanto elas são tanto quanto é a nossa psique, cujas profundezas pouco conhecemos e que parece estar ligado ao mundo “externo” por meio de conexões de múltiplos significados. De certa forma, compreender o significado interior de uma determinada experiência- “o que isso tem a ver comigo?” pode ajudar-nos a enfrentá-la melhor e corresponder de uma forma mais rica e criativa, pois ela não nos parece mais casual, azar ou puro destino. Podemos enxergar traços de nossas próprias características em tudo que nos acontece.
0 Comentários